quinta-feira, 19 de maio de 2011

Oi amigas,como estou lendo muito sobre gestação e parto encontrei esta matéria super interessante,ela nos apresenta a sala de parto dos hospitais.A matéria explica quem são e o que fazem cada um dos profissionais que participam deste momento glorioso!!

     1- Circulante de sala

É um técnico de enfermagem que ajuda em qualquer procedimento que a equipe precise fazer.
2- Pai
Ele ocupa o lugar em que pode ficar qualquer acompanhante escolhido pela paciente. Está lá para dar apoio e viver a emoção junto com a mãe do bebê.
3- Grávida
Deitada na mesa cirúrgica, ela fica na posição do parto, com as pernas sobre o apoio, à espera das orientações da equipe.
4- Obstetra
Responsável pelo parto, é ele quem opera procedimentos principais.
5- Obstetra-auxiliar
Fica ao lado do médico, dando toda a assistência necessária, como passar os instrumentos e materiais cirúrgicos que estão na mesa auxiliar.
6- Enfermeira obstétrica
Ela organiza e coordena a sala para que tudo esteja funcionando de forma adequada. É quem apresenta o local e a equipe, acalma e orienta a paciente (e o pai!) sobre todos os detalhes.
7- Anestesista
Outro médico na sala, ele fica geralmente na cabeceira da paciente, pronto para a analgesia (que é a medicação para modular a dor) ou para anestesiar a paciente se necessário. É ele também quem monitora os sinais vitais da gestante.
8- No berço aquecido de transporte, o bebê fica em uma temperatura semelhante à do útero para que não estranhe o novo ambiente. É lá que todos os primeiros cuidados ocorrem e há hospitais em que o berço fica em uma sala separada.
9- A régua de gases medicinais contém saídas de oxigênio e ar comprimido, além do aspirador do líquido amniótico.
10- À mão do anestesista, está o carro de anestesia, com todo o material que ele possa precisar (dos medicamentos e anestésicos aos equipamentos necessários para reanimação de urgência). Também contém o monitor multiparâmetro que controla os sinais vitais da paciente, como a pressão arterial, pulsação e temperatura.
11- Pediatra
Com especialidade em neonatologia, é quem aguarda o bebê e realiza os exames iniciais para verificar a saúde dele.
12- Chamado de eletrocautério, o bisturi elétrico permite que o médico corte e cauterize veias e artérias ao mesmo tempo, agilizando o parto e diminuindo o risco de sangramento.
13- Ao lado da mesa cirúrgica está o hamper, local em que é descartado o material usado, como compressas sujas e pedaços de fios cirúrgicos usados.

2 comentários:

Adriana Passos disse...

Oi Andressa faço parte das blogueiras unidas, e assim como vc também sirvo a Deus. Achei seu blog muito lindo e seu trabalho também por isso já me tornei sua seguidora. Quando tiver um tempinho visite o meu cantinho, vou te esperar lá ok? ah! vou levar seu link para o meu blog, e parabéns pela filha linda.

Cristina D'Ambrozio disse...

Ola vim visitar seu blog,(blogueiras unidas) e já estou te seguindo.Espero sua visita em meu blog,Bjssssssss Parabéns pelo seu blog ele é lindo

http://pinturasdacristina.blogspot.com/